4 MELHORES FORMAS DE GERAR LEADS PELO INSTAGRAM
Para te contar quais as 4 melhores formas de gerar Leads pelo Instagram, testadas e aprovadas aqui pela agência, preciso primeiro falar do que é e pra que serve o tal “lead”.
Basicamente um contato se torna leads quando fornece dados e autoriza o contato, por e-mail, whatsapp, telegrama, telefone, etc.
E a grande sacada de fazer campanhas que tenham como objetivo a geração de Leads é que, a médio prazo, você pode – se assim preferir – diminuir os investimentos em anúncios, já que você terá construído uma base grande de pessoas com quem conversar e para quem vender novos produtos e serviços.
Além, é claro, do ponto que já abordei em um artigo passado, que é não ficar refém das plataformas externas, como as redes sociais, porque são canais sobre os quais não temos controle, com risco eminente de algum tipo de bloqueio, queda de alcance e outras questões.
Então vamos lá, falar das 4 formas de gerar Leads a partir do Instagram:
1. Criar campanhas usando o Formulário Nativo do Facebook/Instagram
A própria plataforma tem uma opção de criação de formulários que podem ser usados para captura de informações.
No gerenciador de anúncios, ao escolher o objetivo de campanha “geração de cadastros”, em determinado momento da configuração da campanha você será direcionado para criar o formulário que as pessoas interessadas preencherão.
Há também a opção de criar o formulário antes de criar a campanha, acessando o caminho “ferramentas de publicações > biblioteca de formulários > criar”.
Importante aqui é pedir somente dados que você realmente precise para fazer sua estratégia acontecer. Lembre-se que, quanto mais informações pedir, maior a chance de a pessoa abandonas o formulário pela metade.
Uma grande vantagem de usar essa ferramenta é que dados como nome, e-mail e telefone, o Facebook preenche automaticamente, logo o usuário só preciso clicar em “enviar”.
Outra vantagem muito significativa desse formato é que, como o Facebook puxa automaticamente os dados do usuário, as chances de você receber cadastros com dados inválidos ou desatualizados é quase nula (comigo nunca aconteceu).
Com o formulário criado, é só concluir a criação do anúncio. Quando o usuário clicar no seu anúncio o formulário será aberto e ele poderá escolher enviar os dados solicitados ou não.
Válido ressaltar aqui também que existem alguns sistemas que integram com o formulário do Facebook e carregam automaticamente os novos leads. Caso não use nenhum sistema ou o seu não integre, você pode, periodicamente, baixar os novos Leads num arquivo de excel.
2. Direct do Instagram
Outra forma de gerar Leads é direcionar a conversa para o Direct do Instagram.
Mas atenção: a pessoa que te chamar por Direct não se torna automaticamente um Lead. Para isso, você precisa, durante a conversa, pedir alguns dados desse usuário, como e-mail e telefone, por exemplo.
O bacana dessa forma é que, no Direct você se aproxima do usuário e tem uma conversa mais pessoal, o que, por si só, já aumenta a confiança da pessoa em você, a ponto de te passar dados pessoais de contato.
Outra questão interessante é que, por Direct, é possível enviar links – clicáveis – logo você pode por ali, enviar um link que direciona para o seu WhatsApp, por exemplo e concluir a conversa lá. E, nesse momento sim, esse contato de torna um Lead porque você terá acesso ao número de telefone da pessoa.
3. Link para o WhatsApp
Com a possibilidade de criar links que direcionam diretamente para o WhatsApp ficou ainda mais fácil gerar Leads usando essa ferramenta.
É possível criar esse link e colocá-lo, por exemplo, na bio do Instagram, enviar para contatos específicos por Direct ou mesmo criar anúncios que direcionem para o WhatsApp ao invés de transferir a pessoa para um site.
O Facebook também é dono do WhatsApp, o que facilitou bastante a integração entre as plataformas. Hoje é possível vincular o seu número de WhatsApp à sua conta de anúncios e assim criar anúncios específicos que – no caso de acessados pelo celular – abrem automaticamente o aplicativo de mensagens, já na conversa. Tudo encaminhadíssimo para que o usuário envie a dúvida, sugestão, etc.
E, no momento em que o contato foi feito pelo WhatsApp, esse contato se torna um Leads e você pode adicioná-lo a uma lista de transmissão, por exemplo, para alimentá-lo com conteúdos, novidades, lançamentos e outros.
4. Landing Pages
Seguindo a ideia do WhatsApp, de criar o link e direcionar os usuários para a conversa, podemos aplicar ao uso das Landing Pages.
Essa forma é um pouquinho mais complexa porque exige conhecimentos e ferramentas específicas, mas pode ser aplicada com um pouco mais de dedicação e estudo.
É possível, após criada a página, usar o link em diversos locais como bio do Instagram, enviar diretamente por Direct, colocar como destino de um anúncio e por aí vai.
Esse é uma estratégia interessantíssima para produtos e serviços com vendas mais complexas e funis mais longos porque, na Landing Page é possível explorar mais conteúdos, sanar objeções, argumentar mais fortemente, inserir vídeos, imagens e outros. Além disso, quando o usuário cai numa página de captura e se cadastra, possivelmente esse é um lead mais aquecido, com maior grau de engajamento, o que torna o momento de compra mais próximo.
Essas são as 4 formas de gerar Leads pelo Instagram que usamos a atestamos serem muito eficientes. Faça o seu teste e vai perceber qual dessas te trará mais resultados em menos tempo.
O importante é sempre pensar em reter dados, por isso, use e abuse das estratégias de geração de Leads para construir um negócio sustentável e com menos custos, a médio e longo prazo.